A

Ablução:Ritual de purificação através da àgua practicado por diversas religiões. Acção de lavar-se antes de uma prece ou ritual.

Abracadabra:Godfrey Higgins diz-nos que esta palavra cabalística,deriva de Abra ou Abar (deus,em celta) e Cad (santo),significando portanto: “Deus santo Deus”, a palavra escrevia-se em 11 linhas formando um triângulo,(como representei neste livro,cap.4 amuletos e talismãs),dizia-se ter propriedade de curar as febres e proporcionar protecção.. Ainda se crê derivar do Hebraico «abraq ad habra» (envia o teu fogo aalém da morte).
Adonay:Senhor rei dos reis, também chamado Jeovah e Elohim, astronómicamente corresponde ao Sol.
Agênere:Assim como a aparição, certos espíritos podem revestir momentâneamente as formas de uma pessoa viva, produzindo ilusão.
Agni: Deus do fogo hindú, a trindade do fogo era formada por Agni (fogo na terra),Vayu (fogo na atmosfera,como o raio), e Surya (fogo no céu, sol).
Aleluia:Significa Halelu Yah (louvai a yah), yah é abreviatura de yahveh (Deus).
Alma: Do latim “anima”,ou grego “anemos” é o espírito  ,ser imaterial que anima o corpo, é o sopro da vida.
Alopatia:Termo inventado pelo homeopata Samuel Hahnemann para definir os não homeopatas, ou seja a medicina tradicional que usa medicamentos e drogas para produzir efeitos contrários à doença. (a nossa medicina farmacêutica é alopata).
Alfa: É a primeira letra dos alfabetos grego e síriaco, também é a primeira manifestação de Deus, o início, a criação.
Alquimia:Do àrabe al-kimya (transformação através de Alá),em grego “khemia” significáva fusão ou transmutação. Manipulação do akasha, no egipto surgiu um homem conhecido por deus Toth, ele foi o pai da alquimia,
transformação espiritual interior e também transmutação dos metais, os gregos chamáram-lhe Hermes Trimegisto (o três vezes grande)
Altar:Espaço sagrado onde colocamos uma imagem, velas, cristais, flores, oferendas, etc (consoante a religião). Deriva do Latim “altum”que significa alto, por tradição as velas eram acendidas num ponto mais alto que a nossa cabeça.
Amuleto:Do altim “amuletum”, objecto de sorte, imagem sagrada, o amuleto difere do talismã, porque o amuleto deve usar-se sempre para protecção.
Anima mundi: Aetherou Alaya, a alma do mundo, à qual todas as almas individuais estão ligadas.
Anjo: Do grego “angelus” (mensageiro),é um espírito evoluído, próximo de Deus, protector, guia.
Angeologia:Estudo dos anjos cabalísticos, orações dos anjos, incensos dos anjos, relacções com o horóscopo zodiacal,cristais dos anjos, etc...
Animismo:Manifestação psíquica, fenómeno pelo qual a alma do(a) médium se emancipa, e comuncia como se tratasse de uma entidade à parte,evocando as suas recordações .
Aparição:Imagem espectral de uma pessoa viva ou desencarnada.
Aporreta:Palavra grega relaccionada a instruções esotéricas secretas e discursos revelados aos iniciados, durante cerimónias nos mistérios egípcios e gregos.
Akasha:Em sânscrito significa espaço, éter, electricidade oculta, matriz do universo, é o alkaest dos alquimistas e a base de toda a magia. O seu lado inferior é a luz astral e o seu aspecto superior é a anima mundi (alma do mundo), todas as nossas emoções, acções e memórias ficam retidas no akasha.
Arcano: Arcanum (segredo), as cartas de tarot conservam os segredos Maiores e menores, das ciências ocultas, herméticas.
Arqueia:Complemento, polaridade feminina ou chama gémea de um arcanjo.
Aromaterapia:Como o nome indica é a terapia pelos aromas, através de óleos essênciais, incensos, florais,etc.. O termo aromaterapia surgiu em 1928 através do químico francês René M. Gatefossé. A aromaterapia já no século x era utilizada pelos àrabes, Avicenne efectuou as primeiras experiências de destilação de plantas a vapor de àgua, os egípcios também a utilizavam, os romanos tinham os famosos banhos aromáticos...
Astrologia:Ciência que estuda as posições dos astros e a sua influência na vida do ser humano, elabora mapas-astrais, horóscopos,etc...
Ascensão:fim da reencarnação, quando a alma resgata o seu karma e passa a viver em comunhão com o espírito santo. Jesus ascendeu no monte Bethânia, atingiu o Nirvana.
Ashram:Templo sagrado, hindú. Onde o mestre instrui os discípulos.
Autoscopia:Quando o indivíduo se vê a si próprio projectado, o seu corpo astral, este termo foi utilizado em 1940 pela psicologia, significando: ver-se a si mesmo.
Avatar:Do sânscrito avataara (descendente), no hinduísmo significam encarnações dos deuses, em forma mortal humana ou animal. O deus hindú poderia encarnar em diversos lugares ao mesmo tempo através de avatares “parciais”(amshas), por exemplo Vishnu encarnou através de avatares como: krishna, rama e buda
Ayurvédica:Do sânscrito Ayu (vida) e Veda (conhecimento), medicina alternativa hindú, com cerca de cinco mil anos. Os seus tratamentos são basicamente dietéticos e herbais, recorrendo também a meditação.

B
Bhagavad-gita:Livro sagrado hindú.
Bilocação:Ou bicorporeidade, (ou teleplastia) é a possibilidade por parte de uma pessoa em apresentar-se em lugares diferentes ao mesmo tempo. Diz-se que os xamãs têm essa capacidade.
Bodhisativa:Aquele cuja essência (sativa)se tornou inteligência (bodhi),aquele que só tem mais uma encarnação para chegar a ser um buda e ter direito ao nirvana.
Brahma:Para os hindús é Deus-pai, personificação masculina do Absoluto.
Bruxo: o nome aparece associado ao mal,na verdade o bruxo pode ser boa ou má pessoa consoante a magia que fizer, a palavra deriva do latim “pluscius” (Plus: mais, cios: saber) é a pessoa que sabe muito, conhecedor de segredos,curandeiro.
Budi: É o espírito.

C
<> Cabala :kabalah,ou qaballah,significa “receber”,na idade média era passada de pais para filhos,dos rabinos judeus,estudo religioso, Deus tería instruído Moisés que por sua vez intruiui o irmão Aarão,e assim por várias gerações.                                                                                                             
Canalização:
Do inglês “channeling”. Mensagem espiritual canalizada através do(a) médium por via telepática.                                                                                                                                                 Cartomância:Arte adivinhatória através das cartas de baralho.                                                    

 <>Chakra:Em sânscrito significa “roda”,centros energéticos do corpo etérico,temos 7 chakras principais,e milhares de pequenos chakras,ligados por linhas de energia “nadis”.                         
Chela:
Na Índia significa discípulo de um mestre espiritual.                                                                  

Círculo sagrado: um círculo de defesa,àrea protectora.

Claraudiência (ideofonia) faculdade auditiva extra-sensorial,escutar o além, ouvir espíritos.
Chi: Energia universal,força vital.
Clarividência:“visão clara”,capacidade de ver coisas invisíveis aos demais,ver espíritos.
Cohan :Em tibetano significa senhor ou mestre.
Criptomnésia:Acesso paranormal às profundezas do subconsciente,para evocar recordações e percepções subliminares que se encontrem lá retidas.
Cristaloterapia:Cura através dos cristais.
Cristo:Filho primogénito de Deus,o nome deriva do grego Christos(ungido),aquele que foi ungido para uma missão, também lhe foram atribuídos outros nomes: yeshua ou jesua, em grego diz-se Iesus, no budismo pode ser buda,pois em sânscrito Buddah significa “iluminado”.
Cromoterapia:Do grego “chrâma” (cor) é uma terapia holística através das cores,através de solarização da àgua em garrafas coloridas expostas ao sol (como faziam os egípcios),através de visualização de cores,ingestão de alimentos,etc..
Cumberlandismo:Introduzido pelo ilusionista e prestidigitador inglês Cumberland, consiste em perceber os movimentos inconscientes de uma pessoa cujo pensamento se quer conhecer.
Curandeiro:Aquele que cura através de medicinas naturais,magias,é o xamã.

D
Déja vu: Do francês “já visto”, sensação de já ter ouvido ou falado algo, ou quando vamos a certo local pela primeira vez e temos a sensação de já ter estado ali, podem ser reminescências do incosciente, ou simulcognição: percepção paranormal do presente segundos antes de acontecer.
Demonios:Também este nome tem associação ao mal, define espíritos do mal, no entanto também há pessoas más, espíritos são simplesmente pessoas desencarnadas. Este nome deriva de Daimons (espiritos), ou também Daimones : nome que os gregos utilizavam para definir os anjos, ou seres sobrenaturais.
Desdobramento:Deslocação do ser astral para lugar distante,viagem astral,no sonho e na projecção astral ocorre desdobramento.
Desencarnar:Deixar o corpo, passar para o mundo espiritual. Desencarnados são os espíritos desprovidos de corpo físico,eles preferem utilizar o termo : desmaterializados.
Devas: O mesmo que “elementais”.
Dharma:É o caminho recto da acção ,o plano divino que quando completado por nós cessa a reencarnação, transmutação positiva do karma.
Diapsíquia:Antiga denominação para telepatia.
Dríade:Ninfa dos bosques, conhecida também por Durdales, divindade dos bosques.
Druídas:Antigos sacerdotes celtas, considerados xamãs e videntes, a iniciação duráva no mínimo uns vinte anos, decorando leis e mistérios espirituais, profetizavam e faziam curas, eram conselheiros de reis, um dos mais conhecidos era Merlin, mago e sábio conselheiro de Rei Arthur.

E
Ectoplasma:Formação paranormal de uma substância desconhecida que emana geralmente do corpo dos médiuns,das cavidades principalmente: ouvidos, boca, narinas..
É quase uma espécie de substância viscosa, branca ou acinzentada, uma combinação de fluídos do médium com fluídos de uma entidade.
Egrégora:Do latim “egrégorien” que significa vigília, aglomerado de energia das formas-de-pensamento de um grupo de pessoas, da humanidade, somatório de energias físicas e emocionais, boas ou más conforme a qualidade de pensamentos que a gerou.
Elementais : Ele-mental quer dizer mente de deus, seres espirituais que correspondem aos elementos da natureza, terra (gnomos), àgua (ondinas),ar (silfos) e fogo(salamandras), muito citados na tradição celta wicca, na china os quatro pontos cardeais também são associados a quatro seres místicos: terra(tartaruga),àgua (tigre), ar (dragão) e fogo( fénix).
Captam vibrações dos humanos imitando-os, não conheçem o bem ou o mal...
Elohim:Nome de Deus pelo qual era designado na maçonaria.
Encarnar:Regressar à vida corpórea, animando outro corpo.
Esoterismo:Estudo dos mistérios, misticismo, ocultismo, somente os iniciados que estavam preparados para os conhecimentos estudavam. Na grécia havia escolas de mistérios (para os iniciados) como a de Eleusis.
Espírita:Aquele que se relaciona com o espiritismo, crê nas manifestações dos espíritos, na reencarnação, nos princípios do espiritismo, espiritualiza-se.
Espiritismo:Não é invocação de espíritos nem bruxaria, é certo que haverão maus espíritas como há más pessoas, também há doutrinas voltadas ao lado obscuro, mas a doutrina espírita moderna codificada por Allan Kardec segue os ensinamentos de Jesus, ensina a caridade, é experimental, filosófica, moral, educacional.
Éter: Elemento invisível que está no ar, veículo do som, akasha.
Etrobacia:O mesmo que levitação.
Exoterismo:Exo= exterior, exteriorização dos conhecimentos a todos os não iniciados,de modo acessível e práctico.

F

Fada: Da mitologia celta,é um pequeno ser elemental,com asas, ao certo não se sabe se é somente imaginária, mas possívelmente os elementais assumem diversas formas.

Fascinação:Tipo de obsessão intelectual, que pode ir agravando.
Feng shui: Literalmente significa vento-àgua, é uma crença milenar e estuda as energias dos locais, estabelece normas para a disposição de objectos e divisões no lar, para harmonizar o ambiente,atrair a sorte ,etc...
Fénix: Ave mitológica, após mil anos de existência ela autoconsumia-se pelo fogo e renascia das próprias cinzas vivendo por outros mil anos, representa a ressureição na eternidade.
Fitomagnetismo:Magnetismo do reino vegetal. (àrvores, plantas,ervas,vegetais)
Fitoterapia:Cura através de plantas e ervas medicinais e minerais , terapia holística de remédios alopáticos.
Fluidoterapia:Terapia através de água imantada de fluídos espirituais, das sessões de passe nos centros espíritas, a água absorve vibrações e fluídos que ao ser ingerida revigora a aura e o organismo.
Fortuito:Benção de Deus em forma de acontecimentos inesperados enviados ao homem, milagres,curas.
Fotoforia:Fenómenos luminosos paranormais (esferas luminosas,vórtices,etc...)

G
Gemoterapia:Terapia com pedras semi-preciosas,cristais (gemas).
Gnose: “conhecimento”, gnosis, conhecimento das religiões.
Goécia:Magia negra, arte antiga de lidar com os demónios.
Grande fraternidade Branca: Fraternidade espiritual,dos santos , sábios e mestres ascensos, de todas as eras,oriundos de todas as nações,raças e religiões,juntamente com 144.000 seres venusianos que se juntáram a Sanat kumara para auxílio na terra.
Grafologia:Do grego «graphein» (escrever) ou «graphos»(escrita)e «logos»(tratado). Ciência que estuda o carácter, saúde,tendências, personalidade de um indivíduo através da sua caligrafia. (que reflecte o inconsciente). Surgiu através do abade francês Jean Hyppolite Mitchon (1806-1881).
Grimorium:Os grimórios eram livros, manuais dos magos, com as suas mágicas, anotações, tal como as bruxas na wicca têm os seus livros das sombras (boock of shadows).
Gurú: Mestre, bruxo, guia-espiritual, xamã, pajé.

H
Hagiografia:Estuda a história dos santos.
Halloween:Do antigo inglês “all hallows eve”, véspera santa, comemora-se na noite de 31 de Outubro véspera de todos os santos. Desde o século VI a.c os celtas do norte da Europa celebravam o fim do ano com a festa samhein, festa do sol, iniciada na noite de 31 de outubro. Acreditava-se que naquela noite a separação entre vivos e mortos desaparecia, e os mortos voltariam à terra, assim as pessoas disfarçavam-se para passar despercebidas entre eles.
Hermes Trimegisto: No egipto era o Deus Toth, alquimista, sábio, fundou a alquimia. Os gregos atribuíram-lhe o nome Hermes Trismegisto (o três vezes grande,pois sabia os 3 segredos deste mundo).
Hermetismo:Príncipios fundamentados nos ensinamentos de Hermes T., leis herméticas como: “o que está acima é como o que está em baixo”, microcosmo é como o macrocosmo,etc...
Hialoscopia: Adivinhação através de bola de cristal, espelho ou outra superfície reflectora.
Hierofante:Do grego “hierofantes”, significa “o que explica as coisas sagradas”, chefe dos iniciados.
Hip: Na parapsicologia é Hiperestesia indirecta do pensamento: “leitura” das vibrações de pensamento de outra pessoa, a curtas distâncias. (até uns 40 metros).
Hiperestesia:Sensibilidade aguçada, desenvolvimento paranormal das faculdades sensitivas.
Hexagrama:Figura formada por seis partes. O oráculo de i-ching usa-as para leituras. Também se chama estrela de seis pontas à estrela de David.
Holismo:Holos (totalidade), o termo foi utilizado pela primeira vez em 1926 pelo filósofo sul-Africano Jan Christian Smuts no seu livro «Holism and evolution »,no qual ele estabeleceu uma relação entre a vida e a matéria considerando-as parte de uma totalidade maior.
Holochakra:Corpo etérico, duplo astral nosso que inclui os nossos chakras, assim como o perispírito descrito pelo espiritismo.

i
I-ching:O mais antigo oráculo chinês, surgiu há 5000 anos.
Incúbo:do latim incubu, incubare deitar-se em cima, o incubo é aquele mítico espirito “macho” que surge de noite para copular com as mulheres, é um vampiro-psíquico.

K
Karma: Do sânscrito”karman”; significa “acção, actividade”, é a resposta às nossas acções, a lei da causa-e-efeito.
Kha: O mesmo que perispírito...
Ki: Energia vital, prana,chi,
Kundalini:“serpente enrolada”, energia em espiral, latente no chakra básico que ascende pela parte etérica da coluna vertebral .Mediante técnicas de yoga, meditação, respiração, pode despertar-se a kundalini que ascenderá e despertará os chakras, mas não é aconselhável sem ter-se a devida evolução espiritual e preparo.

L

Liturgia:Do grego litourgia,complexo das cerimonias e eclesiásticas de um culto.

Litomagnetismo:Magnetismo das pedras semi-preciosas, cristais.
Logos: Termo filosófico que define a divindade, que anima o universo, razão cósmica que dispõe tudo em conformidade com um fim previamente determinado.
Logurgia:Prática de curandeirismo pela imposição das mãos.
Luz astral: Envoltório subtil do nosso planeta, onde ficam retidas impressões e emanações da humanidade, imagens plasmadas, etc.. É ao plano astral que viajamos no sonho, ele é o lado inferior do akasha.

M
Macumba:Do quimbundo:”ma´kûba”, magia negra, quimbanda.
Magia: É a arte ou ciência de empregar conscientemente as forças invisíveis para obter efeitos visíveis, a magia começa por ser mental, os rituais e utensílios são suportes mentais para reforçar o trabalho. A magia não tem cor, é neutra, mas denomina-se negra ou branca consoante se é empregada para o bem ou o mal.Não confundir magia com ilusionismo de palco.
Maia: Deusa hindú da ilusão, este mundo físico é maia.
Mandalas:“manda” = essência e “la”= possuídor, alusão a buda que é possuídor da essência, círculos mágicos, serevem para meditação e visualização dos padrões,figuras e cores,podem fazer-se com pétalas,areia colorida,cristais,etc...
Mantran:Em sânscrito “manas” significa mente e “tran” significa controleou ainda “man” (pensar) e “trana” (instrumento),nas religiões hindu e budista são nomes sagrados de divindades, aforismos, fórmulas, ou cânticos de poder místico e espiritual, sílabas de articulação harmoniosa cujas repetições rítmicas e contínuas produzem vibrações que despertam energias, harmonizando os chakras,o uso da vibração da voz é vibroturgia.
Há diversos tipos de mantras, kirtan (cântico), japa ( repetição), bija (mantra-semente), nirguna mantra (abstracto, sem visualização), entre outros...
Mana: O mesmo que pensamento.
Magnetismo:Energia que emitimos do perispírito, age sobre os outros ou sobre a matéria, também designado de magnetismo animal.
Médium:Medianeiro, aquele que serve de intermediário entre o mundo dos espíritos e o mundo material, pessoa susceptível à presença dos espíritos, sensitivo, existem inúmeras variantes de faculdades medianímicas de indivíduo para indivíduo.
Mediunidade:Faculdade sensitiva dos médiuns.
Mente: deriva do grego “menos” =espírito.
Metenpsicose:Teoria de que nós poderemos reencarnar também em forma de animais, (muito acreditada no hinduísmo, também por Platão), o espiritismo defende que a metenpsicose não é possível.
Metensomatose:Significa troca de corpo, porque o espírito ao reencarnar em diversas vidas vai trocando de corpo físico, termo utilizado por Plotino e Orígenes.
Merkabah:Ou Merkavah, Mer (luz)ka(espírito) e ba (corpo),veículo de luz do ser humano, composto de “geometria” sagrada, flor da vida, pode activar-se pela meditação, (somente disponível naqueles cursos bem pagos).
Metafísica:Divisão da filosofia que se ocupa de tudo o que transcende o plano físico ou natural. Cultivada desde o tempo de Aristóteles.
Metagnomo:Aquele que produz fenómenos paranormais.
Místico:do grego “mystikós”, referente à vida espiritual contemplativa, adoração ao que é sobrenatural, ritos,etc...
Momentum:É o desenvolvimento de um padrão de comportamento, dominado e treinado, repetido.
Mónada:Espírito, o nosso Eu-superior, divino.
Moksha:Libertação, iluminação, cessação do círculo de reencarnações.

N
Namasté: Gesto hindu de saudação, coloca-se as palmas das mãos juntas com os polegares virados contra o peito e a cabeça  levemente inclinada fazendo reverência, significa: « o deus que habita em mim  saúda o deus que habita em voce »
Ninfa:
Elemental das plantas aquáticas.
Nirvana: Estado de elevação da consciência, estado mental que anula a personalidade mas não a individualidade. O homem deixa de existir como homem para existir como deus. Jesus e Shidarta Gautama(buda) atingiram o nirvana.

O
Obsessão:fascinação, é quando um espírito subjuga ou vampiriza uma pessoa ou outro espírito, ou uma pessoa subjuga psiquicamente ou moralmente outra, pode ocorrer entre encarnados ou desencarnados, se a obsessão se agráva pode tornar-se “possessão”.
Ocultismo:Aquilo que é oculto, mistérios ocultos, os magos conheciam ciências ocultas como as mâncias, magias, ciências talismânicas, rituais,etc...
“od”: Aquilo a que os druídas chamam de energia universal, e os hindús chamam prana.
Ondinas:Elementais da água, predominam nos mares, rios, lagos, chuvas...
Onírico:Tudo o que é relativo ao mundo dos sonhos.
Onirologia:Estudo dos sonhos e a personalidade do indivíduo.
Oniromância:Mância é adivinhação, trata-se da interpretação e adivinhação pelos sinais que surgem nos sonhos.
Ouija: “oui” sim em francês e “ja” sim em alemão,é o famosos jogo-do-copo,oráculo de consulta de espíritos,perigoso.A tábua de ouija como é conhecida actualmente fôra criada por william Fuld em 1890,mas a práctica era conhecida há séculos.


P
Pajé: Chefe espiritual indígena, sacerdote e médico índio. (xamã, guru).
Pantáculo:Do grego “pantos”(tudo) e “kleos” (acção gloriosa), objecto de arte ritualístico com símbolos e nomes sagrados,objecto talismânico cuja manufactura requer conhecimentos de numerologia, astrologia, metalúrgia,etc.. Em grego “pan” é todo.
Pantomnésia:Na parapsicologia é a capacidade do inconsciente em lembrar-se de tudo. O nosso inconsciente recorda-nos de coisas que conhecemos quando nem utilizamos o uso da razão, ocorre em hipnoterapias, regressões.
Parusia:Retorno glorioso de Jesus no fim dos tempos, a fim de estabelecer a paz .
Passe: É o passe-magnético, nos centros espíritas os(as) médiuns combinam os seus fluídos magnéticos com os fluídos espirituais das entidades assistentes gerando um fluído “misto”,que é aplicado às pessoas, há o passe para alinhamento de chakras,há o passe de cura, entre outros...
Perispírito:“perís” (ao redor), envoltório do espírito e corpo, é semi-material, vaporoso, invisível, tem propriedades electro-magnéticas, sensível a vibrações é fundamental para a mediunidade, é através da manipulação desse fluído que os espíritos moldam a sua aparência,tem inúmeras aplicações. No egipto chamávam-lhe «Kha»,os tibetanos chama-lhe «corpo dos desejos», Paracelso definia-o por «evestrum».
PES: Percepção extra-sensorial. (ou psi-gamma).
Pneumatofonia:Do grego “pneuma”:ar,  e “phoné”:som, voz dos espíritos que se faz ouvir através do ar (éter) sem ser através da voz do(a) médium.
Poltergeist:Do alemão “poltem”(ruído) e “geist” (fantasma), efeito dos espíritos sobre os objectos, levitações de objectos, como por exemplo em casas assombradas.
Prana: Fluído universal, energia. (pranayama é o domínio do prana).
Premonição:Previsão antecipada do futuro, pressentimento, presságio.
Projecção:desdobramento, projecção do duplo-etéreo no astral, viagem astral consciente, inconsciente ou semi-consciente...
Psicocinese:Efeito da mente sobre a matéria.
Psicofonia:Diz-se quando um espírito fala através de um (a) médium, recorrendo às suas cordas-vocais, veículo físico...
Psicografia:São canalizações escritas, quando o(a) médium escreve sob influência dos espíritos mas consciente e domina os movimentos da mão, se ele não tiver consciência nem controle dos movimentos é porque o espírito controla e isso denomina-se “escrita automática”.
Psicometria:Do grego “psico” (relativo à psique) e metron (medida), faculdade de ler impressões e recordações ao contacto com objectos comuns. Por exemplo, aqueles médiuns que ao tocar um objecto têm impressões, imagens da pessoa que tocou o objecto, os objectos ficam impregnados das nossas energias.
Psicopictografia:É uma gravura ,desenho desenhado pelo(a) médium através do seu psiquismo e talvez com influência de espíritos, se ocorre somente por influência de espírito enquanto o médium está inconsciente já se denomina “pictografia”.
Psicossoma:É o envoltório espiritual-energético do nosso corpo denso, o mesmo que : perispírito mencionado no espiritismo.
Psi-gamma:Faculdade parapsíquica que ultrapassa o tempo e espaço, possibilitando a telepatia e outros fenómenos, também designada pes (percepção extra-sensorial).

Q
Quebranto:Mau-olhado nas crianças ,fraqueza, mal-espiritual.
Quirologia:Do grego “quiro” :mão e “logia”:estudo, surgiu entre os chineses há 3000 anos a/c,os egípcios e hindús também eram quirólogos, os ciganos difundiram-na pela Europa. (a quiromância é a adivinhação do futuro na palma da mão.)

R

Radiestesia: Do latim “radius” (raio,radiação)e do grego “aisthêsis” (sensibilidade),no século XVIII era designada rabdomância (rhabdos:vara, mância:adivinhação),é o estudo da sensibilidade humana a certas radiações subtis, emprega-se o uso do pêndulo ou outro objecto para medir essa sensibilidade, tal como já faziam os egípcios

Reiki: Rei (energia universal) e Ki (energia vital),cura milenar através da imposição de mãos, assim como o passe-magnético, magnified healing.
Runas: Oráculo milenar sagrado,deriva de três alfabetos antigos e usados pelos vicking,germanos,anglo-saxões,os alfabetos: teutónico (24 letras), anglo-saxão (32 letras) e escandinavo (16 letras). A palavra runa deriva do norueguês e inglês antigo “Run”que significa mistério,diz-se que foi descoberto pelo deus nórdico Odin quando este ficou pendurado na Àrvore do conhecimento “yggdrasil”,cada letra é sagrada representando um deus nórdico,o oráculo consistia em pedrinhas com símbolos gravados,numa bolsinha,em que se retirávam algumas pedras conforme a pergunta ,interpretando as respostas, hoje em dia existem também baralhos de cartas rúnicas.

S
Samsara:Deriva de “samsr” (circular), ou do sânscrito “samsâra”(rotação),é o círculo de reencarnações que a alma vai vivendo até atingir a libertação (moksha).
Sematologia:Do grego “semá”(signo) e “logos”(discurso),quando os espíritos se comunicam por sinais, movimentação de objectos inertes.
Shaddai:Em hebraico significa Deus todo poderoso.
Simulcognição:Conhecimento paranormal do presente,segundos antes de este acontecer.
Soniloquia:Do latim “somnus”sono e “loqui” falar, ocorre quando se fala durante o sono.
Sonambulismo:Do latim “somnu” sono e “ambulare” andar, existem casos de médiuns sonâmbúlicos que são assistidos por entidades enquanto caminham,não colidem contra as coisas, nada de ruin lhes acontece enquanto são “guiados” e vêm de olhos cerrados,ou seja: vêm com o espírito.
Súcubo:Do latim “súcubus”, é um espírito feminino,entidade vampirizante astral,em sonhos sexuais. Obsessora.

T
Talismã:Deriva do àrabe “tilsam” ou tillasm (imagem mágica) ,ou ainda do hebraico “tselem” (imagem). Difere do amuleto, porque o talismã é consagrado para usar somente num ritual ou cerimónia específicos.
Telepatia:Do grego “telé”+ ”pathós”, transmissão de ondas eléctricas de pensamento através da luz astral,também se diz que ocorre quando os dois guias-espirituais de duas pessoas que se afinizam comunicam em simultâneo, sincronidade de percepção do pensamento.
Teleplastia:O mesmo que bilocação. (estar em mais do que um sítio ao mesmo tempo).
Telergia:“tele”=longe e “ergon”=trabalho, exteriorização e transformação das energias fisiológicas de modo inconsciente. Energia vital dirigida na sua exteriorização pelo psiquismo inconsciente. Mesmer explica esse efeito pelo magnetismo animal, originam efeitos como mover objectos (psicocinese).
Tetragammaton:É representado pelo pentagrama( estrela de cinco pontas) com o olho divino e nomes sagrados. Tetragammaton é o nome quadruplo de Deus, “tetra”(quatro),”gammat”(palavra )e “on”(segredo).As 4 letras IHVH são (yod,he,vav,he),sendo o nome divino Adonay (senhor)ou Jeovah, uma lenda diz que quando este nome for pronunciado correctamente, o mundo chegará ao fim.
Terreiro:Local de culto afro-brasileiro, umbanda ou candomblé.
Theurgia:Magia branca, tem relação com milagres e espíritos superiores.
Transcomunicação instrumental: Ocorre quando os espíritos recorrem a campos electro-magnéticos de certos aparelhos para se comunicar (televisões, rádios, computadores,etc...) ou de mesas, objectos diversos.
Transe:Do francês transe,estado de semi-consciência em que se averiguam fenómenos psíquicos ou mediúnicos.

U
Ubiquidade:Facilidade que têm os espíritos, podendo apresentar-se em vários lugares ao mesmo tempo.
Umbral : Plano astral inferior denso ,onde se encontram entidades propensas ao mal.

V
Vedas: “veda”=conhecimento, são as mais antigas e sagradas obras sânscritas hindús,quatro livros sagrados, o rig veda (vários assuntos,mitologia), o yajur veda (rituais,sacerdotismo), sama veda(hinos) e atharva veda (poderes psíquicos).
Vishnu:É para os hindus o mesmo que é para nós Jesus, Ele é o mantenedor da criação. Encarnou dez vezes sendo a sua última encarnação a mais importante: Krishna (christ_na; o_cristo); ele é o exemplo que deus Brahma enviou para os seus filhos na terra.

W
Wesak: Festival realizado anualmente no vale dos Himalaias(Índia), é uma síntese de três plenilúnios, a lua cheia de Abril (àries) consagrada a Cristo,a lua de Maio(touro) consagrada a Buda e a lua de Junho (gémeos) festival da boa vontade.Evento onde se reúnem espiritas, budistas, esotéricos, em união pela paz no mundo,em meditação grupal para canalizar energias dos plenilúnios, para uma coneção com o Buda e Cristo (ambos, unindo assim budismo e religião cristã).
Wicca: Religião neo-pagã (moderno paganismo) e panteísta,crê em diversos deuses, deus da lua, deus cornifero, elementais, os seus rituais baseiam-se nas quatro estações e nas fases da lua, na maioria as mulheres entregam-se mais á wicca, assumindo a sua feminilidade, a sintonia com a natureza, a busca da magia interior.

x
Xamã: Deriva do pâli “samana” ou do tungue “saman” (aquele que é inspirado pelos espíritos).
Xenoglossia:Faculdade (rára) de um médium que fala ou escreve em línguas que desconhece.

Y
Yin e yang: Energias opostas mutuamente dependents, são dois princípios cósmicos primários do universo, de acordo com a filosofia milenar chinesa do I-ching, o yin(mandarim para a lua) é o princípio passivo,feminino, e yang (mandarim para o sol) é o princípio activo ,masculino. No símbolo do i-ching aparecem em equilíbrio, um círculo com metade negro e metade branco, que rodam ciclicamente em equilíbrio, bem e o mal, noite e o dia, vida e morte, matéria e espírito, etc... A harmonia deriva do equilíbrio.

Z
Zen: Abreviatura de meditação, em Japonês, doutrina filosófica-religiosa para o despertar absoluto.

Zohar (livro do esplendor): Abraão escreveu o “livro da formação” há 4000 anos,e o Zohar (com cerca de 2000 anos) é a interpretação cabalística desse manuscrito, o zohar é o livro sagrado da cabala revelado ao rabino Shimon Bar Yohai há dois mil anos, abrange temas como: reencarnação, astrologia, anjos, meditação, saúde e cura,inclusivé universos paralelos

 

. . Voltar à página principal .